2010-04-30

AUTISMO

O que é?
O AUTISMO é uma desordem do foro neurológico; caracterizado por perturbações no desenvolvimento, manifestando-se, essencialmente, nas seguintes áreas; comunicação, interação social, funcionamento cognitivo e comportamento.
  
Como podemos ajudar?

Meio Ambiente
  • Promover um ambiente seguro e previsível
  • Proporcionar uma rotina diária consistente
  • Prever alterações das rotinas
  • Reduzir possíveis estímulos distrativos
  • Minimizar sobrecargas sensoriais
  • Associar as tarefas às necessidades, interesses e nível funcional do aluno
  • Maximizar os estímulos visuais (área forte)

Socialização
  • Enfatizar o procedimento social, mais do que o resultado
  • Evitar que a criança seja alvo de implicações ou troça
  • Promover o convívio com os colegas
  • Desenvolver aprendizagens de ensino cooperativo onde o aluno possa participar
  • Valorizar nos colegas comportamentos de interajuda e colaboração
  • Encorajar a proximidade física e o contacto visual

Comunicação
  • Usar uma linguagem clara, precisa e directa
  • Falar literalmente (sem ironias, duplos significados)
  • Evitar a sobrecarga verbal
  • Utilizar frases curtas
  • Falar devagar e num tom calmo
  • Usar gestos e modelos como complemento das verbalizações
  • Conseguir a atenção do aluno
  • Informar com precisão o que se pretende


É importante...

SER CRIATIVO SER POSITIVO SER FLEXÍVEL

SER CAPAZ DE CONQUISTAR O ALUNO!...

(Fonte de informação - Documentação entregue na acção de formação "Autismo e Aprendizagem" - Coimbra)

1 comentários:

Francisca disse...

Obrigada por partilhares esta informação.
O autismo é realmente isto.
Mas é sobretudo, uma partilha de experiências com quem eles trabalha dificil de descrever.
Estas crianças/jovens/adultos, sentem-se e partilham conosco coisas unicas.
Aquele seu mundo "desconcertante" que eles só mostram a quem querem é único na vida de quem com eles passa grande parte do dia a dia.

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