O AUTISMO é uma desordem do foro neurológico; caracterizado por perturbações no desenvolvimento, manifestando-se, essencialmente, nas seguintes áreas; comunicação, interação social, funcionamento cognitivo e comportamento.
Como podemos ajudar?
Meio Ambiente
- Promover um ambiente seguro e previsível
- Proporcionar uma rotina diária consistente
- Prever alterações das rotinas
- Reduzir possíveis estímulos distrativos
- Minimizar sobrecargas sensoriais
- Associar as tarefas às necessidades, interesses e nível funcional do aluno
- Maximizar os estímulos visuais (área forte)
Socialização
- Enfatizar o procedimento social, mais do que o resultado
- Evitar que a criança seja alvo de implicações ou troça
- Promover o convívio com os colegas
- Desenvolver aprendizagens de ensino cooperativo onde o aluno possa participar
- Valorizar nos colegas comportamentos de interajuda e colaboração
- Encorajar a proximidade física e o contacto visual
Comunicação
- Usar uma linguagem clara, precisa e directa
- Falar literalmente (sem ironias, duplos significados)
- Evitar a sobrecarga verbal
- Utilizar frases curtas
- Falar devagar e num tom calmo
- Usar gestos e modelos como complemento das verbalizações
- Conseguir a atenção do aluno
- Informar com precisão o que se pretende
É importante...
SER CRIATIVO SER POSITIVO SER FLEXÍVEL
SER CAPAZ DE CONQUISTAR O ALUNO!...
SER CAPAZ DE CONQUISTAR O ALUNO!...
(Fonte de informação - Documentação entregue na acção de formação "Autismo e Aprendizagem" - Coimbra)
1 comentários:
Obrigada por partilhares esta informação.
O autismo é realmente isto.
Mas é sobretudo, uma partilha de experiências com quem eles trabalha dificil de descrever.
Estas crianças/jovens/adultos, sentem-se e partilham conosco coisas unicas.
Aquele seu mundo "desconcertante" que eles só mostram a quem querem é único na vida de quem com eles passa grande parte do dia a dia.
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