“ Independentemente de seres adulto ou criança, o vocabulário é a tua potencial chave do poder. As pessoas que controlam aquilo que tu podes dizer, controlam aquilo que tu podes fazer com a tua vida.” Michel B Williams
Na Unidade de Ensino Estruturado para crianças portadoras de perturbações de espectro do Autismo, na EB de Anta3, procura-se responder, de forma eficaz, às necessidades educativas especiais de cada criança, nomeadamente, na área da Comunicação, Linguagem e Fala, uma vez que, uma parte significativa da sua população, não usa a linguagem oral para comunicar.
O recurso ao símbolo nas canções e histórias que se cantam e contam na Unidade, tem como objectivos:
- Fornecer um meio de comunicação aumentativo,
- Compensar as dificuldades de cada criança,
- Facilitar a compreensão dos enunciados orais, fornecendo à criança uma pista visual (símbolos/imagens),
- Tornar as canções e histórias mais interessantes e agradáveis,
- Aumentar a participação das crianças, envolvendo-as, o mais possível na actividade.
Professora Helena Ribas
1 comentários:
Que lindas estão as tuas canções.
Este é um material precioso.
E eu que já tive o previlégio de ver e ouvir uma das nossas crianças utilizá-lo percebi facilmente a sua importancia.
Vou contar-vos esta história.
" Certo dia quando estava na unidade de autismo, a Helena estava a cantar a uma das nossas pequenitas. Esta, com um sorriso maravilhoso apontava com o seu frágil dedito os simbolos ao som da música.
Andava para a frente e para trás sem se enganar e com a certeza de que todos estavamos maravilhados com a sua apresentação".
Obrigada Helena.
Parabéns
Enviar um comentário