2012-05-08

Teatro de sombras na BE





O Rapaz que Tinha Medo, foi a estória, em teatro de sombras, que fomos convidados a ver, na biblioteca pela professora Carla, a nossa professora bibliotecária.

Obrigado, professora Carla! Esperamos repetir esta experiência mais vezes porque gostámos muito.

Fomos ver os "bastidores"


O Rapaz que Tinha Medo.


O Rapaz que Tinha Medo tinha medo de tudo – tinha medo de andar pela rua com as suas calças às flores (porque as pessoas poderiam troçar dele), e tinha medo de barulhos estranhos à noite (porque pensava que devia haver um fantasma debaixo da sua cama). Para se livrar desses medos, O Rapaz que Tinha Medo vai procurar ajuda às Páginas Amarelas. Na categoria “Ajudar Rapazes com Medo”, encontra o número telefónico de uma Árvore Mágica. Marcam uma entrevista, mas a Árvore avisa-o dos perigos das estranhas criaturas da floresta assombrada onde vive, e que o Rapaz encontrará no caminho. Mas ele que não tivesse medo: “elas são inofensivas”. E o rapaz lá se põe a caminho da floresta… Nesta publicação é recriada uma das temáticas mais habituais no universo das estórias destinadas à infância – o medo e a sua desmistificação a narrativa de Mathilde Stein  revisita alguns dos medos mais frequentes, objetivando-os de diferentes formas e colocando o protagonista a enfrentá-los e a vencê-los um a um.  A conquista do rapaz reside, afinal, na sua própria capacidade de enfrentar os diferentes medos e ultrapassá-los. 

2012-05-07

Conferencia: DSM-V e autismo


O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders – DSM) é um manual para profissionais da área da saúde mental que lista diferentes categorias de transtornos mentais e critérios para diagnosticá-los, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria (American Psychiatric Association - APA). É usado ao redor do mundo por clínicos e pesquisadores bem como por companhias de seguro, indústria farmacêutica e parlamentos políticos.
A primeira publicação foi em 1952 e a sua maior revisão foi DSM-IV publicada em 1994.
Essa publicação foi revista recentemente tendo surgido a DSM-V. 

Conferencia: DSM-V: O que significa na prática, estas alterações, para famílias e para os indivíduos com Autismo?
OradorDr. Miguel Palha
Dia: 12/05/2012 Horário: 15h às 17h00
Local: Hotel Quality Inn Portus Cale, Avenida da Boavista 1060 - Porto

Inscrições através do email: secretariaapee@gmail.com

2012-05-02

cartaz_epilepsia