2011-09-20

As TIC apoiam as NEE

QuickPics é um programa de software livre para desenvolver a comunicação e as placas de linguagem. O programa permite que você projete placas para atender as necessidades da criança. Os gráficos são incluídos no programa e podem ser pesquisadas por palavra-chave. Os gráficos são coloridos e histórias envolventes.


JClic é formado por um conjunto de aplicações informáticas que são utilizadas para a realização de diferentes tipos de atividades educacionais: quebra-cabeças, associações, exercícios de texto, palavras cruzadas ...
As atividades não são normalmente usados ​​isoladamente, mas repleto de projetos. Um projeto é formado por um conjunto de atividades e uma ou mais sequências, que indicam a ordem em que eles têm que ser mostrado.
Exemplos de actividades

O Boardmaker tem como função principal criar quadros de comunicação que podem ser utilizados em actividades educativas. Exemplos de actividades_BordMaker

Preparar, apontar ... interruptor! diferentes conceitos usados ​​para trabalho em crianças com deficiências motoras múltiplas e profundas. O software foi projetado para ser usado especialmente com um switch, mas também pode ser operado com o mouse ou teclado, e assim que funciona é este: o professor cria "atividades" que consistem em uma série de telas com imagens e texto em que o aluno deve resolver um problema por associação. O professor escolhe a cor de fundo, imagens, palavras e fazer a escolha certa, e em seguida a tela irá para os alunos durante a apresentação de imagens (ou palavras) são "destaque". O aluno tem de escolher o direito de ativar o switch, e assim se move para a próxima tela, etc.

Hagáquê – Editor de histórias em banda desenhada.

CobPaint – Dedicado ao desenho. Pode ser utilizado com crianças que não conseguem utilizar o Paint ou outros softwares de desenho.

Falador - Programa que lê os textos em português e apresenta, simultaneamente no ecrã, a imagem dos lábios a movimentarem-se. Pode ser utilizado para estimular a aprendizagem da escrita e da fala.

LIM – Livros Interactivos Multimédia - Ora aqui está mais uma aplicação informática que se enquadra dentro do quadro do software para alunos NEE. O EdiLim é, em certa medida, semelhante ao Jclic, porém, com algumas funções interessantes. Actividades para estabelecer relações entre colunas, arrastar e soltar arquivos, combinação de frases com sons ou imagens e jogos de memória, são alguns dos exemplos do EdiLim.

O programa TICO (Tabuleiros Interactivos de COmunicação) é uma aplicação informática gratuita, dedicada à criação de tabuleiros de comunicação interactiva.
Para conhecer melhor o projecto pode-se aceder em: http://www.proyectotico.es/wiki/index.php/Inicio
O Dowload do software está disponível em http://sourceforge.net/projects/tico/


Para quem não tem tempo para construir actividades para utilizar com alunos NEE, aqui estão duas páginas com algumas actividades prontas a serem usadas. As temáticas são variadas e o seu custo é zero.
http://www.senteacher.org/Files/
http://www.greyolltwit.co.uk/

Sebran é um software gratuito para crianças. É composto por figuras coloridas, música agradável e jogos educativos que ensinam as crianças a ler e escrever. O programa é executado em diferentes idiomas, incluindo o Português.
Existem doze tipos de exercícios diferentes, dos quais os seis mais simples oferecem quatro alternativas possíveis para resposta.
Há também um jogo de matemática que introduz os números de 1 a 9. Estes são usados nos exercícios Somar, Subtrair e Multiplicar, cada um com dois níveis de dificuldade.
Este exercícios são muito interessante e motivadores para alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Pode-se executar o programa no seguinte endereço: http://www.wartoft.nu/software/sebran/portuguese.aspx

O Smartkids é um site educativo infantil com muitos jogos educativos, desenhos para colorir, jogos gratuítos, actividades para imprimir, temas especiais, passatempos.
É um site muito interessante e útil também para alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Mais software gratuito:
http://www.acessibilidade.net/at/kit2004/comunicacao.htm
http://www.acessibilidade.net/at/kit2004/educativo.htm
http://www.acessibilidade.net/at/kit2004/computador.htm

Publicado por: Liliana Monteiro :)

0 comentários:

Enviar um comentário